Clovis Ryuichi Nakaie
Foto: Acervo institucional
Pesquisador com exemplos concretos na área de peptídeos e polímeros, tem demonstrado a importância da interação ciência básica – aplicada para a sociedade
Escola Paulista de Medicina
Breve biografia
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP, obteve os títulos de Doutor (1980), Livre-Docente (1996) e Professor Titular (2008) no Departamento de Biofísica da EPM/Unifesp. Dentre as atividades administrativas, foi Chefe da Disciplina de Físico-Química e Chefe e Vice-Chefe do Departamento. Foi representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário da Unifesp e na Congregação da EPM por sucessivos mandatos e ocupou a Vice-Presidência da Fundação de Apoio da Unifesp (FAP) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e foi membro do Conselho Administrativo da SPDM. Na atividade didática, lecionou temas de Biofísica nos cursos Médico e Biomédico por mais de 40 anos. Sua atuação na pesquisa se destaca pelo aprimoramento da metodologia de síntese peptídica, e também na inovação na área de polímeros para uso em síntese peptídica e em cromatografias em coluna. Ao longo de sua carreira investigou a relação estrutura-função de importantes peptídeos biologicamente ativos. Além disso, avaliou o processo da interação soluto-solvente, tendo proposto uma nova escala de polaridade de solventes. Tem recebido contínuos financiamentos da Fapesp e do CNPq, onde, por cerca de trinta anos seguidos (1992 a 2023), foi pesquisador de produtividade nível 1. Como contribuição direta para a sociedade, destaca-se a criação e coordenação do Núcleo de Análise de Medicamentos Genéricos, que propiciou a produção de fármacos genéricos mais acessíveis. É também responsável pela produção de uma matéria-prima peptídica a portadores de Diabetes insipidus (SUS – distribuição via Secretaria de Saúde do Estado de SP) e coordena acordo com a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, objetivando o desenvolvimento de compostos especiais para o tratamento de uma importante doença neurodegenerativa (fase de patenteamento). Venceu, em nome da EPM-UNIFESP, o Prêmio Peter Muranyl em 2003.
Principais contribuições para a Ciência
Contribuiu de forma significativa para o processo da síntese de peptídeos com ênfase no desenvolvimento de polímeros inéditos e em sua avaliação estrutural e biológica.
Para saber mais
scholar.google.com.br/citations?user=BWifSN0AAAAJ&hl=pt-BR
bv.fapesp.br/pt/pesquisador/898/clovis-ryuichi-nakaie/
www.webofscience.com/wos/author/record/1257573
lattes.cnpq.br/1133653893267841
Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.